Pular para o conteúdo principal

O Sicoob Engecred e o Populos se unem para lançar o projeto Geração Coop


Um total de 13 alunos da instituição educacional Colégio Estadual Dom Fernando I, localizado em Goiânia (GO), terão a oportunidade de participar de aulas no formato híbrido

O Sicoob Engecred, em parceria com a empresa Populos, lançou na segunda-feira (5) o projeto piloto ‘Geração Coop – conectando você com o futuro’, que visa oferecer formação em Tecnologia da Informação para estudantes da rede pública de ensino. Nesta primeira edição, com duração prevista de seis meses a um ano, foram selecionados 13 alunos do Colégio Estadual Dom Fernando I, em Goiânia (GO).

O programa, realizado por meio do Instituto Sicoob, reforça o sétimo princípio cooperativista: interesse pela comunidade. Segundo o diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar, o nome Geração Coop já demonstra a importância do projeto. “Estamos apoiando a formação de novos profissionais com uma visão de mundo cooperativista, de praticar o bem e valorizar as pessoas. Compartilhar conhecimento e outras oportunidades de desenvolvimento econômico e social faz parte da nossa filosofia de gestão, do nosso jeito de ser, pois acreditamos que ações como essa podem mudar o mundo”, afirma.

De acordo com o gerente de TI da instituição financeira, Rodrigo Escorcio, o Geração Coop surgiu de uma necessidade de profissionais que atuem na área de tecnologia. “Precisamos de talentos e essa é uma grande oportunidade, porque não estamos falando de um mercado local, estamos falando de um mercado global. Nosso desejo é que os alunos abracem essa chance ofertada por esse projeto que nasceu para transformar vidas”, enfatiza. 

O mesmo ponto também foi reforçado pelo gerente de serviços e operações da Populos, Matheus Aguiar, que acrescentou que uma das maiores dificuldades é, justamente, o acesso à formação em razão do alto custo. “Nós temos um déficit de 500 mil vagas até 2025. Além disso, os cursos de tecnologia são caros. Um treinamento, por exemplo, custa 2,5 mil dólares. Então, desse cenário surgiu a nossa parceria com o Sicoob Engecred”, explica. Segundo ele, foram cerca de dois anos conversando até estruturar todo o projeto.

Também participaram do lançamento do Geração o diretor administrativo e financeiro do Sicoob Engecred e coordenador do Instituto Sicoob, Ricardo Elias Sandri Wandscheer; a Pessoa de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Instituto Sicoob, Edjar Júnior Barbosa; o especialista de EUC e Cloud da Populos, Thiago Alves; e, além dos estudantes, a diretora do Colégio Estadual Dom Fernando I, Idaliza Brasil; e a coordenadora pedagógica, Alessandra Soares. 


Sobre o Geração Coop

O projeto Geração Coop, fruto da parceria entre Sicoob Engecred, Instituto Sicoob e Populos, garantirá todo o suporte necessário para que os estudantes possam participar das aulas híbridas, tanto presenciais quanto online. Isso inclui o fornecimento de notebooks, mochilas, cadernos, além de transporte e refeições nos dias de aulas presenciais.

Desde a semana de lançamento do projeto, os alunos, com idades entre 15 e 18 anos, estão recebendo treinamentos em Tecnologia da Informação e podem aproveitar ao máximo o Populos University, que oferece aulas focadas na infraestrutura do ambiente de TI, abrangendo as soluções de parceiros da empresa, como Microsoft e Nutanix.

Ricardo Elias destaca a importância do projeto Geração Coop, que abrirá muitas portas não apenas para os alunos atuais, mas também para os futuros. Ele enfatiza que é uma oportunidade única para os jovens desenvolverem habilidades técnicas e vislumbrarem uma carreira executiva, que não se limita apenas à parte técnica, mas também valoriza o aspecto humano. Ele ressalta que não chegamos a lugar algum sozinhos, e a cooperativa é uma prova disso.

A diretora Idaliza Brasil expressa sua gratidão por participar desse projeto piloto, ressaltando a importância de agentes interessados em inovação e o papel dos educadores em incentivar e promover o que é bom, fazendo a diferença na sociedade e ajudando os alunos a se tornarem cidadãos exemplares. Maria Luísa de Oliveira, uma das participantes do Geração Coop, de 17 anos, está entusiasmada com o início do curso e tem grandes expectativas de crescimento, dedicação e aproveitamento dessa grande oportunidade para aprender e, futuramente, trabalhar na área de tecnologia.

Durante a cerimônia de lançamento do projeto, o diretor-presidente do Sicoob Engecred enfatizou que esta é a primeira turma e que o Geração Coop tem planos de expandir para outros setores, incentivando o estudo, a qualificação e oferecendo oportunidades para mais estudantes.



*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sicoob Uni.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Com vantagens, cresce procura por previdência privada infantil

A modalidade tem sido procurada pelos pais que se preocupam com o futuro dos filhos Cada vez mais os pais têm se preocupado com o futuro dos filhos, principalmente com a questão financeira. E essa preocupação está muito relacionada com os estudos e envolve ter uma reserva de dinheiro para quando a criança atingir a maioridade e poder arcar com os custos de uma faculdade ou um intercâmbio, por exemplo. Nesse contexto, uma opção viável é a previdência privada infantil, uma reserva financeira gerida pelos pais ou responsáveis pensando no futuro das crianças. Essa modalidade tem crescido, segundo dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Em 2023, essa opção de investimento cresceu cerca de 20% no Brasil em comparação com 2022, que já apresentou aumento de 22%. Vantagens De acordo com Rafael Cambraia, especialista em negócios da Central Sicoob Uni, a previdência privada tem ganhado força. “Vale a pena investir em um fundo de previdência privada, principa...

Sicoob Unique Br patrocina 1ª etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido em Campo Grande

A cooperativa promoveu o interesse pela comunidade e disponibilizou uniformes, materiais de comunicação visual e outros equipamentos durante os três dias da exposição O Sicoob Unique Br foi um dos patrocinadores da primeira etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido, que aconteceu na cidade de Campo Grande (MS). O evento foi realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Promovendo o interesse pela comunidade, a cooperativa apoiou o evento com uniformes, materiais de identidade visual e outros equipamentos nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. A presença do Sicoob Unique Br na Copa Acrissul de Laço Comprido contribui com o desenvolvimento local e para o fortalecimento da marca e a prospecção de novos cooperados. Os empresários no ramo de agronegócio tiveram estandes no local para movimentar e fazer negócios com a comunidade. Durante os três dias da exposição, os visitantes puderam conhecer mais de 60 expositores na feira. Neste...