Pular para o conteúdo principal

No cooperativismo, tem muito do ESG, destaca Giuliana Morrone


Jornalista realizou uma palestra sobre o assunto; evento foi organizado pelo Sicoob Credseguro, em Goiânia

Colaboradores e convidados do Sicoob Credseguro acompanharam uma palestra com a jornalista Giuliana Morrone sobre a importância do ESG para uma cooperativa de crédito. O evento ocorreu na última sexta-feira (30/6), na sede do Sincor (Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras no Estado de Goiás), em Goiânia (GO), e fez parte da programação da Semana do Cooperativismo.

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credseguro, Joaquim Mendanha, destacou que o momento é muito importante para a cooperativa, que completa 25 anos em 2024, e ele ainda citou como trabalha o assunto. “Estamos avançados no ESG e temos uma liderança muito humanizada”, destacou.

A sigla ESG – Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança) significa um conjunto de critérios utilizados para definir se uma empresa ou instituição adota práticas sustentáveis nas áreas social, ambiental e gerencial. É uma forma de avaliar a extensão do esforço de uma organização em prol de objetivos sociais que ultrapassam o objetivo de maximizar os lucros em benefício dos acionistas.

“Sustentabilidade é de dentro para fora, já ESG é olhar de fora para dentro da organização. E no cooperativismo, tem muito do ESG, tem o lado social, ambiental, observando oportunidades e ameaças”, explicou Giuliana Morrone. Além de jornalista, ela é pesquisadora de negócios sustentáveis e especialista em ESG pela PUC/RJ. “Por exemplo, uma empresa observa a questão ambiental ao seu redor, porque com um desastre ela tem perdas significativas”, disse Morrone.

Durante a palestra, Giuliana contou a origem do ESG, citou a confiança como algo importante neste contexto e que a cultura ética precisa ser compreendida nas empresas, principalmente pela alta liderança. “Quando não se faz uma boa governança aparecem os riscos e podem ser catastróficos para uma empresa”. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Sicoob e cooperativas doam 100 kits de higiene para Ouvidoria da Mulher

Objetivo é ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica O Instituto Sicoob realizou a doação de 100 kits de higiene feminino, além de roupas e calçados, para a Ouvidoria da Mulher, da Câmara Municipal de Goiânia. Com o apoio do Sicoob Credseguro e Sicoob Centro-Oeste, o material foi entregue na última segunda-feira (28). “Ficamos comovidas com o trabalho realizado e resolvemos contribuir. Agora podemos caminhar juntos com o auxílio das cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni”, ressaltou Sara Molina, representante do Instituto Sicoob. A Ouvidoria acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica. Há 4 anos esse trabalho é realizado de forma ampla com assistência social e jurídica, acesso a remédios, itens de higiene, cadastro em programas sociais, encaminhamento à delegacia e muito mais, com todo suporte possível às mulheres que não tem acesso a advogados e/ou descon...

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Cooperativas unem forças e trazem nanofertilizantes inéditos a Goiás

Tecnologia desenvolvida pela maior cooperativa da Índia foi apresentada durante a Agrotecnoleite 2025 e promete ganhos de produtividade de até 15%. Uma nova tecnologia de fertilização de plantas, baseada em nanofertilizantes, foi oficialmente lançada em Morrinhos (GO) na última quarta-feira (7/5). O anúncio ocorreu durante a Agrotecnoleite Complem 2025, resultado de uma parceria estratégica entre as cooperativas goianas Central Rede de Abastecimento e Complem, com apoio do Sistema OCB/GO. A inovação, desenvolvida e patenteada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) — a maior cooperativa da Índia — chega ao Brasil por meio da empresa Nanofert, representante oficial da IFFCO no país. A empresa já prepara a instalação de uma fábrica em Curitiba (PR), visando ampliar o acesso à tecnologia. A articulação para trazer a novidade ao mercado brasileiro teve início em fevereiro, durante missão comercial à Índia promovida pelo governo de Goiás. Na ocasião, representantes do cooperati...