Pular para o conteúdo principal

Com apoio do Sicoob UniSP, atleta de tiro esportivo quer disputar Olimpíadas


Raphael Lima, de 18 anos, é da cidade de Presidente Prudente (SP) e já acumula conquistas e recordes na modalidade

Interesse pela comunidade. Esse é um dos princípios do cooperativismo e que pode ser representado de várias maneiras, uma delas é o apoio a esportistas locais. Esse é o caso do atleta de tiro esportivo, Raphael Lima, um talento de Presidente Prudente (SP), que com a parceria do Sicoob UniSP tem conseguido levar o nome da cidade e do cooperativismo pelo país com diversas conquistas relevantes.

“É de fundamental importância esse patrocínio do Sicoob UniSP, algo que me ajuda bastante a alcançar os objetivos, com custeio de viagens, alimentação e provas”, contou Raphael. Segundo ele, a parceria começou nesse ano de 2024 e já tem rendido bons frutos. “Proporciona uma base financeira sólida para que eu participe dos campeonatos já que a maioria não é em Presidente Prudente. Recentemente, estive no Ceará, por exemplo”.

 

Início da parceria

Uma coincidência foi o início de tudo entre o atleta e o Sicoob. Raphael precisou operar um dedo e na cirurgia conheceu o Dr. Marco Felipe Barros, que é médico e presidente do Conselho de Administração do Sicoob UniSP. “O Marco também é um atirador esportista, atiramos juntos, e tudo começou”, disse Raphael.

Tudo deu certo em seguida, quando o atleta precisou fazer uma rifa para comprar um equipamento de tiro esportivo. “Como é algo muito caro, o Marco Felipe resolver falar com o pessoal do Sicoob UniSP sobre essa parceria. Outra coincidência é que o Giovani Casarino (diretor financeiro da cooperativa) também é atirador e adepto do esporte e se mostrou interessado com a possibilidade do patrocínio”, explicou.

“O Sicoob UniSP é uma cooperativa de Presidente Prudente e por eu ser da cidade também há uma influência maior. Eles me apoiam e me incentivam a ir cada vez mais longe e espero que essa parceria seja duradoura”, completou Raphael Lima.



Carreira e meta olímpica

Com apenas 18 anos, Raphael já tem um histórico de conquistas, com mais de 300 medalhas e 25 troféus, além de ser 5x campeão brasileiro. “Comecei a atirar com 14 anos porque meu pai já praticava e isso gerou meu interesse. Tive curiosidade e em 2020 já frequentava o clube de tiro”, relatou. O jovem ainda lembra que chamou a atenção já nos primeiros disparos. “Logo já perceberam que eu tinha habilidade e futuro no esporte. Então iniciei os treinamentos e ainda em 2020 participei do primeiro campeonato e fiquei em segundo lugar na categoria Júnior com apenas dois meses de tiro”.

No ano seguinte, Raphael foi campeão brasileiro na modalidade duelo 20 segundos - pistola maior. Com o tempo e a aquisição de mais armamentos, Raphael conseguiu disputar em modalidades diversas, sendo campeão na pistola, no revólver e vice-campeão na carabina. “Em 2023, estabeleci dois recordes no revólver e na pistola, e ainda comecei em uma modalidade olímpica de tiro. Ano que vem inicia o próximo ciclo e pretendo estar nas Olimpíadas em 2028, em Los Angeles”, finaliza.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Com vantagens, cresce procura por previdência privada infantil

A modalidade tem sido procurada pelos pais que se preocupam com o futuro dos filhos Cada vez mais os pais têm se preocupado com o futuro dos filhos, principalmente com a questão financeira. E essa preocupação está muito relacionada com os estudos e envolve ter uma reserva de dinheiro para quando a criança atingir a maioridade e poder arcar com os custos de uma faculdade ou um intercâmbio, por exemplo. Nesse contexto, uma opção viável é a previdência privada infantil, uma reserva financeira gerida pelos pais ou responsáveis pensando no futuro das crianças. Essa modalidade tem crescido, segundo dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Em 2023, essa opção de investimento cresceu cerca de 20% no Brasil em comparação com 2022, que já apresentou aumento de 22%. Vantagens De acordo com Rafael Cambraia, especialista em negócios da Central Sicoob Uni, a previdência privada tem ganhado força. “Vale a pena investir em um fundo de previdência privada, principa...

Sicoob Unique Br patrocina 1ª etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido em Campo Grande

A cooperativa promoveu o interesse pela comunidade e disponibilizou uniformes, materiais de comunicação visual e outros equipamentos durante os três dias da exposição O Sicoob Unique Br foi um dos patrocinadores da primeira etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido, que aconteceu na cidade de Campo Grande (MS). O evento foi realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Promovendo o interesse pela comunidade, a cooperativa apoiou o evento com uniformes, materiais de identidade visual e outros equipamentos nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. A presença do Sicoob Unique Br na Copa Acrissul de Laço Comprido contribui com o desenvolvimento local e para o fortalecimento da marca e a prospecção de novos cooperados. Os empresários no ramo de agronegócio tiveram estandes no local para movimentar e fazer negócios com a comunidade. Durante os três dias da exposição, os visitantes puderam conhecer mais de 60 expositores na feira. Neste...