Pular para o conteúdo principal

Cooperativas unem forças e trazem nanofertilizantes inéditos a Goiás

Tecnologia desenvolvida pela maior cooperativa da Índia foi apresentada durante a Agrotecnoleite 2025 e promete ganhos de produtividade de até 15%.


Uma nova tecnologia de fertilização de plantas, baseada em nanofertilizantes, foi oficialmente lançada em Morrinhos (GO) na última quarta-feira (7/5). O anúncio ocorreu durante a Agrotecnoleite Complem 2025, resultado de uma parceria estratégica entre as cooperativas goianas Central Rede de Abastecimento e Complem, com apoio do Sistema OCB/GO.

A inovação, desenvolvida e patenteada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) — a maior cooperativa da Índia — chega ao Brasil por meio da empresa Nanofert, representante oficial da IFFCO no país. A empresa já prepara a instalação de uma fábrica em Curitiba (PR), visando ampliar o acesso à tecnologia.

A articulação para trazer a novidade ao mercado brasileiro teve início em fevereiro, durante missão comercial à Índia promovida pelo governo de Goiás. Na ocasião, representantes do cooperativismo goiano integraram a comitiva do Sistema OCB/GO e estabeleceram contato direto com a IFFCO.

Como resultado, a cooperativa Central Rede firmou acordo com a Nanofert, tornando-se distribuidora exclusiva dos produtos para cooperativas nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e parte de Minas Gerais.

“O lançamento é a concretização de uma oportunidade identificada durante a nossa visita à IFFCO, que é uma das maiores cooperativas do mundo e a maior da Índia. Conhecemos a tecnologia dos nanofertilizantes, desenvolvida e patenteada por ela, e vimos um potencial enorme de ganho para nossas cooperativas”, explica Bruno Ribeiro, diretor executivo da Central Rede.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, que liderou a missão à Índia, destacou a importância do intercâmbio entre os dois países: “Nossa função é abrir caminhos e apoiar iniciativas que beneficiem o cooperativismo. A parceria comercial é mérito da visão empreendedora da Central Rede”.

Luís Alberto também sinalizou que a cooperação internacional tende a se aprofundar: “Esperamos que esse seja o início de um processo contínuo de trocas comerciais e tecnológicas, que proporcione crescimento das cooperativas goianas e garanta mais renda aos nossos cooperados.”


Tecnologia com DNA cooperativista

Os nanofertilizantes da IFFCO se diferenciam dos produtos convencionais por utilizarem nanopartículas, que são mais facilmente absorvidas pelas plantas. Isso garante maior eficiência, reduz o impacto ambiental e facilita o transporte e a aplicação dos insumos. Em testes realizados em propriedades rurais de Goiás, os resultados indicaram aumento de produtividade entre 10% e 15%.

“É uma tecnologia feita por uma cooperativa e agora distribuída por outra cooperativa. O objetivo é fortalecer o produtor, seja ele pequeno agricultor familiar ou uma grande cooperativa”, destaca Ribeiro.

A linha de produtos contempla várias culturas, com ênfase na soja e no milho, e mostra grande potencial também para algodão, cana-de-açúcar e fruticultura — setores fundamentais para a economia agrícola de Goiás.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Sicoob e cooperativas doam 100 kits de higiene para Ouvidoria da Mulher

Objetivo é ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica O Instituto Sicoob realizou a doação de 100 kits de higiene feminino, além de roupas e calçados, para a Ouvidoria da Mulher, da Câmara Municipal de Goiânia. Com o apoio do Sicoob Credseguro e Sicoob Centro-Oeste, o material foi entregue na última segunda-feira (28). “Ficamos comovidas com o trabalho realizado e resolvemos contribuir. Agora podemos caminhar juntos com o auxílio das cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni”, ressaltou Sara Molina, representante do Instituto Sicoob. A Ouvidoria acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica. Há 4 anos esse trabalho é realizado de forma ampla com assistência social e jurídica, acesso a remédios, itens de higiene, cadastro em programas sociais, encaminhamento à delegacia e muito mais, com todo suporte possível às mulheres que não tem acesso a advogados e/ou descon...

Encontro Regional das Unimeds do Centro Goiano discute principais desafios das operadoras

Verticalização, intercâmbio e auditorias foram alguns dos temas centrais debatidos entre os gestores das Singulares federadas. Abrindo o calendário de encontros regionais de 2025, a Unimed Federação Centro Brasileira realizou, no dia 8 de maio, o Encontro Regional das Unimeds do Centro Goiano. O evento aconteceu no auditório da Unimed Goiânia, federada anfitriã. Com a presença de representantes da Unimed Goiânia, Unimed Cerrado e Unimed Anápolis, o encontro teve como foco questões específicas da região, conforme explicou o diretor-presidente da Federação, Danúbio Antonio de Oliveira. “Existem desafios gerais, mas algumas dores são mais fortes em determinadas regiões. Por isso, essas discussões têm o objetivo de auxiliar os gestores a buscar melhores performances, sejam administrativas ou financeiras, por exemplo”, disse. Durante o evento, os participantes assistiram à palestra do consultor sênior do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Malabarba, que abordou os impactos da verticalização na r...