Tecnologia desenvolvida pela maior cooperativa da Índia foi apresentada durante a Agrotecnoleite 2025 e promete ganhos de produtividade de até 15%.
![]() |
Uma nova tecnologia de fertilização de plantas, baseada em nanofertilizantes, foi oficialmente lançada em Morrinhos (GO) na última quarta-feira (7/5). O anúncio ocorreu durante a Agrotecnoleite Complem 2025, resultado de uma parceria estratégica entre as cooperativas goianas Central Rede de Abastecimento e Complem, com apoio do Sistema OCB/GO.
A inovação, desenvolvida e patenteada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) — a maior cooperativa da Índia — chega ao Brasil por meio da empresa Nanofert, representante oficial da IFFCO no país. A empresa já prepara a instalação de uma fábrica em Curitiba (PR), visando ampliar o acesso à tecnologia.
A articulação para trazer a novidade ao mercado brasileiro teve início em fevereiro, durante missão comercial à Índia promovida pelo governo de Goiás. Na ocasião, representantes do cooperativismo goiano integraram a comitiva do Sistema OCB/GO e estabeleceram contato direto com a IFFCO.
Como resultado, a cooperativa Central Rede firmou acordo com a Nanofert, tornando-se distribuidora exclusiva dos produtos para cooperativas nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e parte de Minas Gerais.
“O lançamento é a concretização de uma oportunidade identificada durante a nossa visita à IFFCO, que é uma das maiores cooperativas do mundo e a maior da Índia. Conhecemos a tecnologia dos nanofertilizantes, desenvolvida e patenteada por ela, e vimos um potencial enorme de ganho para nossas cooperativas”, explica Bruno Ribeiro, diretor executivo da Central Rede.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, que liderou a missão à Índia, destacou a importância do intercâmbio entre os dois países: “Nossa função é abrir caminhos e apoiar iniciativas que beneficiem o cooperativismo. A parceria comercial é mérito da visão empreendedora da Central Rede”.
Luís Alberto também sinalizou que a cooperação internacional tende a se aprofundar: “Esperamos que esse seja o início de um processo contínuo de trocas comerciais e tecnológicas, que proporcione crescimento das cooperativas goianas e garanta mais renda aos nossos cooperados.”
Tecnologia com DNA cooperativista
Os nanofertilizantes da IFFCO se diferenciam dos produtos convencionais por utilizarem nanopartículas, que são mais facilmente absorvidas pelas plantas. Isso garante maior eficiência, reduz o impacto ambiental e facilita o transporte e a aplicação dos insumos. Em testes realizados em propriedades rurais de Goiás, os resultados indicaram aumento de produtividade entre 10% e 15%.
“É uma tecnologia feita por uma cooperativa e agora distribuída por outra cooperativa. O objetivo é fortalecer o produtor, seja ele pequeno agricultor familiar ou uma grande cooperativa”, destaca Ribeiro.
A linha de produtos contempla várias culturas, com ênfase na soja e no milho, e mostra grande potencial também para algodão, cana-de-açúcar e fruticultura — setores fundamentais para a economia agrícola de Goiás.
Comentários
Postar um comentário