Verticalização, intercâmbio e auditorias foram alguns dos temas centrais debatidos entre os gestores das Singulares federadas.
Abrindo o calendário de encontros regionais de 2025, a Unimed Federação Centro Brasileira realizou, no dia 8 de maio, o Encontro Regional das Unimeds do Centro Goiano. O evento aconteceu no auditório da Unimed Goiânia, federada anfitriã.
Com a presença de representantes da Unimed Goiânia, Unimed Cerrado e Unimed Anápolis, o encontro teve como foco questões específicas da região, conforme explicou o diretor-presidente da Federação, Danúbio Antonio de Oliveira. “Existem desafios gerais, mas algumas dores são mais fortes em determinadas regiões. Por isso, essas discussões têm o objetivo de auxiliar os gestores a buscar melhores performances, sejam administrativas ou financeiras, por exemplo”, disse.
Durante o evento, os participantes assistiram à palestra do consultor sênior do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Malabarba, que abordou os impactos da verticalização na redução da sinistralidade. “Com a verticalização, surge um controle maior sobre a qualidade da assistência e custos, de forma que a instituição não fique refém de uma rede credenciada. Porém, depende da modalidade da operadora, nichos, região e tamanho da carteira. A solução para uma não será necessariamente a mesma para outra”, esclareceu o administrador.
A Federação também apresentou novos projetos em desenvolvimento, incluindo melhorias na troca de informações no intercâmbio. “Por meio de uma plataforma, monitoramos os pacientes internados em Goiânia, para que as demais federadas também possam fazer o acompanhamento em tempo real, com os indicadores necessários. Isso torna mais ágil a autorização de medicamentos e resoluções de dúvidas, por exemplo”, descreveu a enfermeira auditora da Federação, Gabriela Reis.
Outro ponto discutido foi a centralização da auditoria. A enfermeira auditora Fernanda Martins detalhou os planos da Federação para contar com uma equipe médica especializada, com conhecimento das diretrizes de intercâmbio do Sistema Unimed. O objetivo, segundo ela, é garantir a aplicação integral das normas e reduzir as glosas.
O Encontro também contou com a apresentação de cases de publicidade da Unimed Goiânia e atualizações sobre as ações do Grupo de Trabalho de Terapias Especiais da Federação.
Comentários
Postar um comentário