Pular para o conteúdo principal

Unimed Federação Centro Brasileira realizou treinamento sobre comunicação em frente às câmeras


Os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de oratória, combinando teoria e prática, para aprimorar suas habilidades em captar a atenção do público


No último dia 25 de maio, a Unimed Federação Centro Brasileira deu início ao programa de capacitação batizado de Projeto Formação Unimed e, para inaugurar a iniciativa, promoveu um treinamento em comunicação. Com o tema “Luz, câmera e ação”, a capacitação foi ministrada pela especialista em Neurociência da Comunicação e Liderança e fonoaudióloga empresarial, Andressa Nunes. A primeira aula foi aberta pela superintendente da Federação, Fabiana Daniel.

O projeto foi completamente desenvolvido pela Federação, objetivando auxiliar colaboradores estratégicos, que lidam com a comunicação com o público interno e externo, tanto da própria Federação, quanto da Unimed Cerrado e Unimed Anápolis, entre outros participantes. “Esse projeto é um sonho nosso, planejado há muito tempo”, revelou a analista de Desenvolvimento Humano Organizacional, Thaynara Paola.

O curso tem como foco mostrar as boas práticas de comunicação para as gravações de videoaulas e outros conteúdos audiovisuais, de maneira a aprimorar a plataforma de cursos da Unimed. O primeiro módulo abordou o tema “Autoeficácia e Performance Comunicativa”. No dia 31 de maio, a especialista Andressa Nunes vai enfocar os temas “Postura, gestos estratégicos e construção de um roteiro envolvente” e “Estratégias de voz e fala que engajam”. No encerramento da formação, marcado para 7 de junho, os participantes terão uma mentoria personalizada.

Um dos momentos-chave do início do treinamento foi revelar o que é mito e o que é verdade da oratória, inclusive a ideia de que “falar bem” é um dom. “Isso é mito, pois podemos desenvolver a oratória. Porém, nem sempre somos ensinados a isso”, ressaltou a especialista, que acrescentou ainda que não se trata de um talento inato, mas de uma ciência.

Por ser uma metodologia, ela pode ser repassada e essa é a meta do superintendente Geral da Unimed Anápolis, Leandro da Silva. “Na cooperativa, melhoramos a comunicação interna e, com o público externo, aumentamos consideravelmente a participação na rede social. Temos incluído a agenda sistemática de comunicação nos resultados da cooperativa”, listou ele sobre os projetos da instituição.

Todavia, falar em vídeo precisa de táticas especiais. “A comunicação estratégica transforma as apresentações, porque cursos gravados não precisam ser chatos. Então, eu trabalho todas as estratégias com base na neurociência e na fonoaudiologia”, explicou Andressa Nunes.

Como forma de não deixar os vídeos “chatos”, os cuidados ensinados durante o curso também visam atrair o público e gerar engajamento na mensagem transmitida. Esse é um ponto de bastante interesse para quem lida diariamente com pessoas, como a gerente de Mercado da Unimed Cerrado, Patrícia Novaes. “Quando trabalhamos com o público, o objetivo é sempre o desenvolvimento de pessoas. Então, percebi que essa é uma oportunidade de me aperfeiçoar na oratória para conseguir transmitir o que é a estratégia da empresa e os valores”, afirmou ela.

De acordo com Andressa, com os processos certos, o laço com o próximo se torna mais forte. “O meu papel aqui é apoiar (os alunos) na aplicação das técnicas, por meio de orientações especializadas, para que possam gravar vídeos com ferramentas que irão promover a conexão com quem irá assistir aos cursos”.


*Com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed Federação Centro Brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Sicoob e cooperativas doam 100 kits de higiene para Ouvidoria da Mulher

Objetivo é ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica O Instituto Sicoob realizou a doação de 100 kits de higiene feminino, além de roupas e calçados, para a Ouvidoria da Mulher, da Câmara Municipal de Goiânia. Com o apoio do Sicoob Credseguro e Sicoob Centro-Oeste, o material foi entregue na última segunda-feira (28). “Ficamos comovidas com o trabalho realizado e resolvemos contribuir. Agora podemos caminhar juntos com o auxílio das cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni”, ressaltou Sara Molina, representante do Instituto Sicoob. A Ouvidoria acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica. Há 4 anos esse trabalho é realizado de forma ampla com assistência social e jurídica, acesso a remédios, itens de higiene, cadastro em programas sociais, encaminhamento à delegacia e muito mais, com todo suporte possível às mulheres que não tem acesso a advogados e/ou descon...

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Cooperativas unem forças e trazem nanofertilizantes inéditos a Goiás

Tecnologia desenvolvida pela maior cooperativa da Índia foi apresentada durante a Agrotecnoleite 2025 e promete ganhos de produtividade de até 15%. Uma nova tecnologia de fertilização de plantas, baseada em nanofertilizantes, foi oficialmente lançada em Morrinhos (GO) na última quarta-feira (7/5). O anúncio ocorreu durante a Agrotecnoleite Complem 2025, resultado de uma parceria estratégica entre as cooperativas goianas Central Rede de Abastecimento e Complem, com apoio do Sistema OCB/GO. A inovação, desenvolvida e patenteada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) — a maior cooperativa da Índia — chega ao Brasil por meio da empresa Nanofert, representante oficial da IFFCO no país. A empresa já prepara a instalação de uma fábrica em Curitiba (PR), visando ampliar o acesso à tecnologia. A articulação para trazer a novidade ao mercado brasileiro teve início em fevereiro, durante missão comercial à Índia promovida pelo governo de Goiás. Na ocasião, representantes do cooperati...