Pular para o conteúdo principal

Unimed Federação Centro Brasileira realizou treinamento sobre comunicação em frente às câmeras


Os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de oratória, combinando teoria e prática, para aprimorar suas habilidades em captar a atenção do público


No último dia 25 de maio, a Unimed Federação Centro Brasileira deu início ao programa de capacitação batizado de Projeto Formação Unimed e, para inaugurar a iniciativa, promoveu um treinamento em comunicação. Com o tema “Luz, câmera e ação”, a capacitação foi ministrada pela especialista em Neurociência da Comunicação e Liderança e fonoaudióloga empresarial, Andressa Nunes. A primeira aula foi aberta pela superintendente da Federação, Fabiana Daniel.

O projeto foi completamente desenvolvido pela Federação, objetivando auxiliar colaboradores estratégicos, que lidam com a comunicação com o público interno e externo, tanto da própria Federação, quanto da Unimed Cerrado e Unimed Anápolis, entre outros participantes. “Esse projeto é um sonho nosso, planejado há muito tempo”, revelou a analista de Desenvolvimento Humano Organizacional, Thaynara Paola.

O curso tem como foco mostrar as boas práticas de comunicação para as gravações de videoaulas e outros conteúdos audiovisuais, de maneira a aprimorar a plataforma de cursos da Unimed. O primeiro módulo abordou o tema “Autoeficácia e Performance Comunicativa”. No dia 31 de maio, a especialista Andressa Nunes vai enfocar os temas “Postura, gestos estratégicos e construção de um roteiro envolvente” e “Estratégias de voz e fala que engajam”. No encerramento da formação, marcado para 7 de junho, os participantes terão uma mentoria personalizada.

Um dos momentos-chave do início do treinamento foi revelar o que é mito e o que é verdade da oratória, inclusive a ideia de que “falar bem” é um dom. “Isso é mito, pois podemos desenvolver a oratória. Porém, nem sempre somos ensinados a isso”, ressaltou a especialista, que acrescentou ainda que não se trata de um talento inato, mas de uma ciência.

Por ser uma metodologia, ela pode ser repassada e essa é a meta do superintendente Geral da Unimed Anápolis, Leandro da Silva. “Na cooperativa, melhoramos a comunicação interna e, com o público externo, aumentamos consideravelmente a participação na rede social. Temos incluído a agenda sistemática de comunicação nos resultados da cooperativa”, listou ele sobre os projetos da instituição.

Todavia, falar em vídeo precisa de táticas especiais. “A comunicação estratégica transforma as apresentações, porque cursos gravados não precisam ser chatos. Então, eu trabalho todas as estratégias com base na neurociência e na fonoaudiologia”, explicou Andressa Nunes.

Como forma de não deixar os vídeos “chatos”, os cuidados ensinados durante o curso também visam atrair o público e gerar engajamento na mensagem transmitida. Esse é um ponto de bastante interesse para quem lida diariamente com pessoas, como a gerente de Mercado da Unimed Cerrado, Patrícia Novaes. “Quando trabalhamos com o público, o objetivo é sempre o desenvolvimento de pessoas. Então, percebi que essa é uma oportunidade de me aperfeiçoar na oratória para conseguir transmitir o que é a estratégia da empresa e os valores”, afirmou ela.

De acordo com Andressa, com os processos certos, o laço com o próximo se torna mais forte. “O meu papel aqui é apoiar (os alunos) na aplicação das técnicas, por meio de orientações especializadas, para que possam gravar vídeos com ferramentas que irão promover a conexão com quem irá assistir aos cursos”.


*Com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed Federação Centro Brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Com vantagens, cresce procura por previdência privada infantil

A modalidade tem sido procurada pelos pais que se preocupam com o futuro dos filhos Cada vez mais os pais têm se preocupado com o futuro dos filhos, principalmente com a questão financeira. E essa preocupação está muito relacionada com os estudos e envolve ter uma reserva de dinheiro para quando a criança atingir a maioridade e poder arcar com os custos de uma faculdade ou um intercâmbio, por exemplo. Nesse contexto, uma opção viável é a previdência privada infantil, uma reserva financeira gerida pelos pais ou responsáveis pensando no futuro das crianças. Essa modalidade tem crescido, segundo dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Em 2023, essa opção de investimento cresceu cerca de 20% no Brasil em comparação com 2022, que já apresentou aumento de 22%. Vantagens De acordo com Rafael Cambraia, especialista em negócios da Central Sicoob Uni, a previdência privada tem ganhado força. “Vale a pena investir em um fundo de previdência privada, principa...

Sicoob Unique Br patrocina 1ª etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido em Campo Grande

A cooperativa promoveu o interesse pela comunidade e disponibilizou uniformes, materiais de comunicação visual e outros equipamentos durante os três dias da exposição O Sicoob Unique Br foi um dos patrocinadores da primeira etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido, que aconteceu na cidade de Campo Grande (MS). O evento foi realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Promovendo o interesse pela comunidade, a cooperativa apoiou o evento com uniformes, materiais de identidade visual e outros equipamentos nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. A presença do Sicoob Unique Br na Copa Acrissul de Laço Comprido contribui com o desenvolvimento local e para o fortalecimento da marca e a prospecção de novos cooperados. Os empresários no ramo de agronegócio tiveram estandes no local para movimentar e fazer negócios com a comunidade. Durante os três dias da exposição, os visitantes puderam conhecer mais de 60 expositores na feira. Neste...