No último dia 25 de maio, a Unimed Federação Centro Brasileira deu início ao programa de capacitação batizado de Projeto Formação Unimed e, para inaugurar a iniciativa, promoveu um treinamento em comunicação. Com o tema “Luz, câmera e ação”, a capacitação foi ministrada pela especialista em Neurociência da Comunicação e Liderança e fonoaudióloga empresarial, Andressa Nunes. A primeira aula foi aberta pela superintendente da Federação, Fabiana Daniel.
O projeto foi completamente desenvolvido pela Federação, objetivando
auxiliar colaboradores estratégicos, que lidam com a comunicação com o público
interno e externo, tanto da própria Federação, quanto da Unimed Cerrado e
Unimed Anápolis, entre outros participantes. “Esse projeto é um sonho nosso,
planejado há muito tempo”, revelou a analista de Desenvolvimento Humano
Organizacional, Thaynara Paola.
O curso tem como foco mostrar as boas práticas de comunicação para as
gravações de videoaulas e outros conteúdos audiovisuais, de maneira a aprimorar
a plataforma de cursos da Unimed. O primeiro módulo abordou o tema
“Autoeficácia e Performance Comunicativa”. No dia 31 de maio, a especialista
Andressa Nunes vai enfocar os temas “Postura, gestos estratégicos e construção
de um roteiro envolvente” e “Estratégias de voz e fala que engajam”. No
encerramento da formação, marcado para 7 de junho, os participantes terão uma
mentoria personalizada.
Um dos momentos-chave do início do treinamento foi revelar o que é mito e
o que é verdade da oratória, inclusive a ideia de que “falar bem” é um dom.
“Isso é mito, pois podemos desenvolver a oratória. Porém, nem sempre somos
ensinados a isso”, ressaltou a especialista, que acrescentou ainda que não se
trata de um talento inato, mas de uma ciência.
Por ser uma metodologia, ela pode ser repassada e essa é a meta do
superintendente Geral da Unimed Anápolis, Leandro da Silva. “Na cooperativa,
melhoramos a comunicação interna e, com o público externo, aumentamos
consideravelmente a participação na rede social. Temos incluído a agenda
sistemática de comunicação nos resultados da cooperativa”, listou ele sobre os
projetos da instituição.
Todavia, falar em vídeo precisa de táticas especiais. “A comunicação
estratégica transforma as apresentações, porque cursos gravados não precisam
ser chatos. Então, eu trabalho todas as estratégias com base na neurociência e
na fonoaudiologia”, explicou Andressa Nunes.
Como forma de não deixar os vídeos “chatos”, os cuidados ensinados
durante o curso também visam atrair o público e gerar engajamento na mensagem
transmitida. Esse é um ponto de bastante interesse para quem lida diariamente
com pessoas, como a gerente de Mercado da Unimed Cerrado, Patrícia Novaes.
“Quando trabalhamos com o público, o objetivo é sempre o desenvolvimento de
pessoas. Então, percebi que essa é uma oportunidade de me aperfeiçoar na
oratória para conseguir transmitir o que é a estratégia da empresa e os
valores”, afirmou ela.
De acordo com Andressa, com os processos certos, o laço com o próximo se
torna mais forte. “O meu papel aqui é apoiar (os alunos) na aplicação das
técnicas, por meio de orientações especializadas, para que possam gravar vídeos
com ferramentas que irão promover a conexão com quem irá assistir aos cursos”.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed Federação Centro Brasileira.
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