Com apresentações de case de sucesso e palestras, colaboradores da Federação e de Unimeds federadas viram que basta se abrir para novidades para a criatividade fluir
A inovação e a criatividade estão na base dos processos de melhorias do Sistema Unimed. Por isso, a Unimed Federação Centro Brasileira estimula essas práticas e sempre promove palestras, treinamentos e cursos sobre essas habilidades. O mais recente foi o Workshop de Inovação, ministrado no dia 2 de junho, na sede da Federação.
O evento reuniu colaboradores de diferentes áreas da
Federação e de Unimeds federadas; Em um dia cheio de apresentações e trocas de
experiências, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Unimed Lab,
um projeto da Unimed do Brasil de construção de hubs de inovação nas
operadoras, que já opera há mais de três anos.
“O mundo vem mudando rápido e quem não está acompanhando as
mudanças acaba ficando para trás. Percebemos que tem muita Unimed, muita
empresa que não está adotando a inovação aberta ou trabalhando com startups em
soluções rápidas. Isso acaba impactando na realidade operacional delas. Então,
a nossa preocupação foi montar um hub no qual podemos fechar parcerias nacionais,
facilitando o acesso e proporcionando que mais Unimeds participem desse
programa de inovação”, esclareceu Alisson Valério, gerente de Inovação e
Estratégia de TI da Unimed do Brasil.
Ele explicou ainda que para uma operadora participar do
Unimed Lab, o caminho é entrar em contato com a Federação, que fará esse
intermédio com a Unimed do Brasil. Um exemplo interessante de inovação citado
por ele foi a auditoria feita por inteligência artificial, que confere mais
agilidade ao trabalho, digamos, burocrático. Assim, o auditor tem mais tempo
para analisar os aspectos mais minuciosos, que só um humano consegue fazer.
Todavia, inovação não é sinônimo de tecnologia e de ações
com alto custo. “Essa é uma confusão que a gente cria: achar que a inovação é
cara e sempre envolve tecnologia. Às vezes, quando você muda um processo, você
inova e estará trazendo uma melhoria que impacta na vida das pessoas e nós
temos 19 milhões de pessoas que contratam o nosso plano e podem ser
beneficiadas com inovações”, ressaltou Alisson, destacando que inovação é mudar
conceito, cultura e jeito de pensar.
O exemplo da Unimed Poços de Caldas
O Workshop de Inovação não ficou só na teoria. Os
participantes também viram como é inovar na prática, com o case da Unimed Poços
de Caldas. Os profissionais da instituição mineira instalaram uma área de
inovação que, há dois anos, começou com o foco na transformação digital, o que
gerou automação, economia e eficiência.
De acordo com Mozar Diego, coordenador do Lab de Inovações
da operadora, essa agilidade tem feito com que ela se mantenha competitiva no
mercado e sempre se adaptando às demandas que aparecem.
Desafios
Mas, mudar nem sempre é fácil. Um desafio pode estar na
resistência do público interno. “É necessário fazer uma ‘virada de chave’ na
empresa, trabalhar com o mindset das pessoas, para que possam entender esse
movimento novo. O objetivo é fazer com que as pessoas se engajem com a inovação
para que elas entendam esse movimento de transformação digital. O trabalho é
feito com os colaboradores, cooperados, diretoria e todos da operadora”,
descreveu ele.
Romper essas barreiras de resistência foi um dos objetivos
do Workshop. “Queremos fomentar a inovação nas nossas federadas e na Federação,
para que todas continuem crescendo de forma sustentável”, afirmou Christianne
Pimenta, gerente de Estratégia e Conformidade da Federação.
Ela citou que a Federação já possui um banco de ideias, para
o qual os colaboradores podem enviar sugestões de melhorias em diversas
áreas. Essas propostas são analisadas e,
quando viáveis, implementadas. “Nesses três anos de existência, muitas
inovações já foram implementadas. Além disso, o colaborador autor da ideia
ainda ganha um prêmio”, contou Christianne Pimenta.
Para destravar a criatividade
O Workshop de Inovação teve várias outras palestras que
fizeram com que os participantes derrubassem mitos sobre a criatividade e
vissem o quanto são capazes de inovar. Sérgio Kafuri, da Unimed Goiânia,
abordou essas habilidades perante o Guia Médico, enquanto Tiago Simionini,
mentor de negócios, falou sobre o ecossistema de inovação.
Teve ainda a divertida palestra do humorista Kaique Dumont,
que fez os participantes realizarem várias brincadeiras que os colocavam para
exercer a criatividade, mostrando que “ser criativo” não é um dom, mas algo que
existe em todos.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed
Federação Centro Brasileira.

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