A superintendente da Unimed Federação
Centro Brasileira, Fabiana Daniel, recebeu do Instituto Unimed Goiânia a
primeira remessa de malotes fabricados para a Federação pelo projeto “Já Fui um
Banner”. Como indica o nome do projeto desenvolvido pelo Instituto desde 2022,
os malotes, entregues no dia 6, foram confeccionados com lonas de banners
usados.
“Fechamos uma parceria com esse
projeto, entrando com apoio financeiro para a confecção de 50% dos malotes, que
serão doados às Unimeds federadas”, conta a superintendente, adiantando que
banners usados em eventos, como o 25º Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e
Tocantins (Sueco), promovido em setembro pela Federação, também serão doados ao
projeto.
O reaproveitamento de banners já é
uma prática antiga no Sistema Unimed e foi abraçada no ano passado pelo
Instituto da federada Unimed Goiânia, que os transforma em malotes e ecobags.
“Em 2022, foram confeccionados 150
malotes e 50 bolsas. Em 2023, já foram confeccionados 230 sacolas e 225
malotes”, conta Marta Fernandes, analista de Sustentabilidade do Instituto
Unimed Goiânia, que utiliza banners impressos para eventos da cooperativa e de
instituições parcerias, como a Federação.
Os malotes são aproveitados
internamente em diversos setores da Unimed Goiânia. As sacolas são vendidas na
Feira Criativa e em alguns pontos da cooperativa e com o valor arrecadado são
promovidas ações para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A intercooperação entre a Federação e
o Instituto Unimed Goiânia vai gerar uma economia para as federadas e
benefícios para o meio ambiente, pois os malotes recebidos vão substituir os
antigos em uso e envelopes de papel. Resistentes, os novos malotes poderão ser
reutilizados diversas vezes, reduzindo custos e o descarte de papel.
Saiba mais
A lona usada na confecção de banners
é composta por duas camadas de PVC (cloreto de polivinila) e uma camada de
fibra, o que deixa este material muito resistente.
Porém, o que é um benefício durante a
vida útil do banner, torna-se uma ameaça ao meio ambiente após o seu descarte.
É que a decomposição deste material na natureza pode demorar 500 anos.
A campanha “Já Fui um Banner” propõe
uma solução para o problema ao transformar lonas usadas em úteis e criativos
produtos, evitando a necessidade do uso de novas matérias-primas.
Trinta e cinco quilos de banners
podem se transformar em 150 sacolas exclusivas e resistentes. Já um retalho de
banner de 60 cm X 40 cm pode virar um novo e funcional malote.
Comentários
Postar um comentário