Pular para o conteúdo principal

Unimed Federação Centro Brasileira recebe projeto “Já Fui um Banner” do Instituto Unimed Goiânia


Com o reaproveitamento das peças, o material é transformado em malotes e ecobags

A superintendente da Unimed Federação Centro Brasileira, Fabiana Daniel, recebeu do Instituto Unimed Goiânia a primeira remessa de malotes fabricados para a Federação pelo projeto “Já Fui um Banner”. Como indica o nome do projeto desenvolvido pelo Instituto desde 2022, os malotes, entregues no dia 6, foram confeccionados com lonas de banners usados.

“Fechamos uma parceria com esse projeto, entrando com apoio financeiro para a confecção de 50% dos malotes, que serão doados às Unimeds federadas”, conta a superintendente, adiantando que banners usados em eventos, como o 25º Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins (Sueco), promovido em setembro pela Federação, também serão doados ao projeto.

O reaproveitamento de banners já é uma prática antiga no Sistema Unimed e foi abraçada no ano passado pelo Instituto da federada Unimed Goiânia, que os transforma em malotes e ecobags.

“Em 2022, foram confeccionados 150 malotes e 50 bolsas. Em 2023, já foram confeccionados 230 sacolas e 225 malotes”, conta Marta Fernandes, analista de Sustentabilidade do Instituto Unimed Goiânia, que utiliza banners impressos para eventos da cooperativa e de instituições parcerias, como a Federação.

Os malotes são aproveitados internamente em diversos setores da Unimed Goiânia. As sacolas são vendidas na Feira Criativa e em alguns pontos da cooperativa e com o valor arrecadado são promovidas ações para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A intercooperação entre a Federação e o Instituto Unimed Goiânia vai gerar uma economia para as federadas e benefícios para o meio ambiente, pois os malotes recebidos vão substituir os antigos em uso e envelopes de papel. Resistentes, os novos malotes poderão ser reutilizados diversas vezes, reduzindo custos e o descarte de papel.


Saiba mais

A lona usada na confecção de banners é composta por duas camadas de PVC (cloreto de polivinila) e uma camada de fibra, o que deixa este material muito resistente.

Porém, o que é um benefício durante a vida útil do banner, torna-se uma ameaça ao meio ambiente após o seu descarte. É que a decomposição deste material na natureza pode demorar 500 anos.

A campanha “Já Fui um Banner” propõe uma solução para o problema ao transformar lonas usadas em úteis e criativos produtos, evitando a necessidade do uso de novas matérias-primas.

Trinta e cinco quilos de banners podem se transformar em 150 sacolas exclusivas e resistentes. Já um retalho de banner de 60 cm X 40 cm pode virar um novo e funcional malote.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Com vantagens, cresce procura por previdência privada infantil

A modalidade tem sido procurada pelos pais que se preocupam com o futuro dos filhos Cada vez mais os pais têm se preocupado com o futuro dos filhos, principalmente com a questão financeira. E essa preocupação está muito relacionada com os estudos e envolve ter uma reserva de dinheiro para quando a criança atingir a maioridade e poder arcar com os custos de uma faculdade ou um intercâmbio, por exemplo. Nesse contexto, uma opção viável é a previdência privada infantil, uma reserva financeira gerida pelos pais ou responsáveis pensando no futuro das crianças. Essa modalidade tem crescido, segundo dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Em 2023, essa opção de investimento cresceu cerca de 20% no Brasil em comparação com 2022, que já apresentou aumento de 22%. Vantagens De acordo com Rafael Cambraia, especialista em negócios da Central Sicoob Uni, a previdência privada tem ganhado força. “Vale a pena investir em um fundo de previdência privada, principa...

Sicoob Unique Br patrocina 1ª etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido em Campo Grande

A cooperativa promoveu o interesse pela comunidade e disponibilizou uniformes, materiais de comunicação visual e outros equipamentos durante os três dias da exposição O Sicoob Unique Br foi um dos patrocinadores da primeira etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido, que aconteceu na cidade de Campo Grande (MS). O evento foi realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Promovendo o interesse pela comunidade, a cooperativa apoiou o evento com uniformes, materiais de identidade visual e outros equipamentos nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. A presença do Sicoob Unique Br na Copa Acrissul de Laço Comprido contribui com o desenvolvimento local e para o fortalecimento da marca e a prospecção de novos cooperados. Os empresários no ramo de agronegócio tiveram estandes no local para movimentar e fazer negócios com a comunidade. Durante os três dias da exposição, os visitantes puderam conhecer mais de 60 expositores na feira. Neste...