Pular para o conteúdo principal

Sacolas reutilizáveis: tendência sustentável que transforma hábitos



Com a crescente consciência ambiental, sacolas reutilizáveis conquistam consumidores preocupados com o meio ambiente. Instituto Unimed Goiânia incentiva a reutilização

Nossos hábitos de consumo estão passando por uma transformação significativa, à medida que cresce a conscientização sobre a importância de reduzir a produção de lixo, especialmente o plástico. Para contribuir com a redução da produção excessiva desse material, o Instituto Unimed Goiânia, braço social da Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico, está liderando pelo exemplo a promoção do uso de sacolas ecológicas.

Comprometido com práticas externas para o desenvolvimento socioambiental, o Instituto utiliza lonas de banners e outdoors publicitários para confeccionar ecobags e malotes. Uma iniciativa que não apenas reduz a produção de lixo, mas também aproveita lonas publicitárias feitas de material resistente que pode levar até 500 anos para se decompor. Essa abordagem mostra como a reciclagem e a reutilização de materiais podem contribuir para a preservação do meio ambiente também nos ambientes empresariais.

Anualmente, sem considerar os volumes descartados erroneamente na natureza, mais de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos, causando danos irreparáveis ​​à vida marinha e à qualidade da água. Além disso, os plásticos descartados levam centenas de anos para se decompor, criando uma carga pesada para o meio ambiente. 

Nesse contexto, as sacolas reutilizáveis estão sendo destacadas como uma alternativa sustentável para substituir as embalagens plásticas, especialmente para compras em supermercados e lojas. Esta tendência reflete um compromisso crescente com a preservação do meio ambiente e a necessidade de enfrentar os desafios da poluição por plástico.

O termo ecobag já está ficando conhecido no Brasil e se aplica a bolsas reutilizáveis feitas de materiais resistentes, como tecido de algodão, poliéster reciclado ou polipropileno, e são projetadas para serem reutilizadas inúmeras vezes, o que ajuda a reduzir o consumo de sacolas plásticas aplicadas e, por consequência, o impacto ambiental.

Essas bolsas reutilizáveis ​​são frequentemente disponibilizadas para compra em supermercados, lojas de varejo e outros estabelecimentos, incentivando os consumidores a adotarem práticas de compras mais sustentáveis. Por outro lado, o uso das ecobags pode ser aplicado dentro das empresas, como é o caso da Unimed Goiânia. 

Exemplo - De acordo com o presidente do Instituto Unimed Goiânia, Sergio Baiocchi Carneiro, a Cooperativa está profundamente comprometida com a responsabilidade socioambiental e em fazer a diferença na comunidade. “A Unimed Goiânia confirma a urgência de cuidar do meio ambiente, reduzir o uso de plásticos e adotar práticas sustentáveis. Por meio do Instituto Unimed Goiânia, estamos orgulhosos de liderar o caminho na produção de sacolas ecológicas e malotes feitos a partir de lonas de banners e outdoors publicitários. Esta iniciativa não apenas beneficia o meio ambiente, mas também demonstra nosso compromisso com a inovação e com a criação de uma cultura mais consciente”, enfatizou o presidente. 

A ação da Unimed Goiânia também inspirou outras cooperativas a seguir o exemplo, com o objetivo de proporcionar um futuro mais limpo e sustentável para todos. É o caso da Unimed Federação Centro Brasileira, cooperativa de segundo grau que congrega e representa as Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal.

Retorno social - O projeto de fabricação de ecobags e malotes realiza coletas programadas de lonas para abastecer a produção. O primeiro lote de material coletado pelo Instituto Unimed Goiânia resultou na confecção de 150 malotes funcionais, que irão substituir os envelopes de papel já em circulação na Cooperativa, além de 50 ecobags fortes, fáceis de limpar e com cores e estampas exclusivas, que levam a marca do Instituto Unimed Goiânia. 

As ecobags também podem ser adquiridas por cooperados e pessoas da comunidade por um valor de R$10. O montante final arrecadado será utilizado pelo Instituto Unimed Goiânia em outras ações socioambientais. Para obter a sacola ecológica, basta entrar em contato com o Instituto Unimed Goiânia pelo WhatsApp (62) 99636-3353 ou pelo e-mail institutounimed@unimedgoiania.coop.br.

Cartão virtual – Outra ação importante que demonstra a preocupação com o meio ambiente é a utilização do cartão virtual de identificação. A partir do Super App, os beneficiários da Unimed Goiânia foram incentivados, no último ano, a adotarem essa modalidade, que representa um avanço tecnológico e reduz o consumo de aproximadamente 90 toneladas de plástico anualmente, quantidade que seria utilizada para a confecção dos cartões. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Sicoob e cooperativas doam 100 kits de higiene para Ouvidoria da Mulher

Objetivo é ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica O Instituto Sicoob realizou a doação de 100 kits de higiene feminino, além de roupas e calçados, para a Ouvidoria da Mulher, da Câmara Municipal de Goiânia. Com o apoio do Sicoob Credseguro e Sicoob Centro-Oeste, o material foi entregue na última segunda-feira (28). “Ficamos comovidas com o trabalho realizado e resolvemos contribuir. Agora podemos caminhar juntos com o auxílio das cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni”, ressaltou Sara Molina, representante do Instituto Sicoob. A Ouvidoria acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica. Há 4 anos esse trabalho é realizado de forma ampla com assistência social e jurídica, acesso a remédios, itens de higiene, cadastro em programas sociais, encaminhamento à delegacia e muito mais, com todo suporte possível às mulheres que não tem acesso a advogados e/ou descon...

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Cooperativas unem forças e trazem nanofertilizantes inéditos a Goiás

Tecnologia desenvolvida pela maior cooperativa da Índia foi apresentada durante a Agrotecnoleite 2025 e promete ganhos de produtividade de até 15%. Uma nova tecnologia de fertilização de plantas, baseada em nanofertilizantes, foi oficialmente lançada em Morrinhos (GO) na última quarta-feira (7/5). O anúncio ocorreu durante a Agrotecnoleite Complem 2025, resultado de uma parceria estratégica entre as cooperativas goianas Central Rede de Abastecimento e Complem, com apoio do Sistema OCB/GO. A inovação, desenvolvida e patenteada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) — a maior cooperativa da Índia — chega ao Brasil por meio da empresa Nanofert, representante oficial da IFFCO no país. A empresa já prepara a instalação de uma fábrica em Curitiba (PR), visando ampliar o acesso à tecnologia. A articulação para trazer a novidade ao mercado brasileiro teve início em fevereiro, durante missão comercial à Índia promovida pelo governo de Goiás. Na ocasião, representantes do cooperati...