Pular para o conteúdo principal

Medidas favoráveis ao produtor de leite são anunciadas pelo governo do Estado



Representando as coops que atuam na cadeia do leite, o Sistema OCB/GO participou do anúncio

Mais de mil produtores rurais reuniram-se na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Eles acompanharam os anúncios do governador Ronaldo Caiado, que foi sensível às pontuações da federação, e trouxe medidas para o fortalecimento da cadeia leiteira goiana. O evento contou com a participação do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, representando as cooperativas do ramo agro que atuam na cadeia do leite no Estado de Goiás.

Na abertura, o presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner, destacou que “está sendo realizada uma entrega efetiva por meio do projeto de lei que o governador Ronaldo Caiado vai sancionar. O projeto de lei, que é modelo para ser replicado por todo o País, mostra que Goiás está um passo à frente buscando o equilíbrio, buscando fazer com que todos os produtores de leite tenham dignidade e respeito entre os elos da cadeia”.


Na sequência, foi sancionada a lei que, aprovada em segunda votação na Alego, no último dia 14 de março, alterou a Lei do Programa Produzir, vedando assim o incentivo fiscal do referido programa para empresas que importarem leite e derivados. O governador Ronaldo Caiado apontou que “quem tem o incentivo fiscal de não ter que pagar o imposto pra Goiás, tem que priorizar o produto de Goiás”.

Também foram assinados dois decretos, regulamentando a Lei do Produzir e a Lei do Programa do Pró-Goiás, e uma Instrução Normativa, em conjunto com a secretária de Economia, Selene Nunes, retirando os benefícios fiscais para traders e atacadistas que importarem produtos de leite e derivados.

Entre outras medidas para conter as importações de leite e derivados, que têm prejudicado os produtores goianos, estão o FCO Leite, linha de crédito com juros mais baratos e prazos mais alongados que já está disponível para os pecuaristas do Estado. O governador ressaltou ainda que “100 milhões de reais foram destinados ao produtor de leite teve uma faixa incluída pelo FCO ele receberá com a menor taxa de juros e o maior tempo que tem de carência para o projeto”.

Foi destacado ainda o direcionamento de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a aquisição de leite e derivados das empresas e produtores goianos. Vinicius Correia, presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Faeg, falou sobre a importância do projeto de lei beneficiando os produtores da cadeia leiteira. “Com relação ao projeto de lei do deputado estadual Amauri é muito importante para que a gente consiga diminuir as importações. Diminuindo as importações a gente consegue que os laticínios comprem mais leite do estado aumentando assim o preço”, pontuou.

Em seguida, foi comentado um estudo referente às legislações ambiental, sanitária e tributária, com o objetivo de desburocratizar, reduzir custos e fomentar os minis e pequenos laticínios, pequenas cooperativas que processam leite no Estado, ampliando a concorrência e melhorando a renda dos produtores de leite.


Fonte: Comunicação Sistema Faeg 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Com vantagens, cresce procura por previdência privada infantil

A modalidade tem sido procurada pelos pais que se preocupam com o futuro dos filhos Cada vez mais os pais têm se preocupado com o futuro dos filhos, principalmente com a questão financeira. E essa preocupação está muito relacionada com os estudos e envolve ter uma reserva de dinheiro para quando a criança atingir a maioridade e poder arcar com os custos de uma faculdade ou um intercâmbio, por exemplo. Nesse contexto, uma opção viável é a previdência privada infantil, uma reserva financeira gerida pelos pais ou responsáveis pensando no futuro das crianças. Essa modalidade tem crescido, segundo dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Em 2023, essa opção de investimento cresceu cerca de 20% no Brasil em comparação com 2022, que já apresentou aumento de 22%. Vantagens De acordo com Rafael Cambraia, especialista em negócios da Central Sicoob Uni, a previdência privada tem ganhado força. “Vale a pena investir em um fundo de previdência privada, principa...

Sicoob Unique Br patrocina 1ª etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido em Campo Grande

A cooperativa promoveu o interesse pela comunidade e disponibilizou uniformes, materiais de comunicação visual e outros equipamentos durante os três dias da exposição O Sicoob Unique Br foi um dos patrocinadores da primeira etapa da Copa Acrissul de Laço Comprido, que aconteceu na cidade de Campo Grande (MS). O evento foi realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Promovendo o interesse pela comunidade, a cooperativa apoiou o evento com uniformes, materiais de identidade visual e outros equipamentos nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. A presença do Sicoob Unique Br na Copa Acrissul de Laço Comprido contribui com o desenvolvimento local e para o fortalecimento da marca e a prospecção de novos cooperados. Os empresários no ramo de agronegócio tiveram estandes no local para movimentar e fazer negócios com a comunidade. Durante os três dias da exposição, os visitantes puderam conhecer mais de 60 expositores na feira. Neste...