Pular para o conteúdo principal

Técnica de diagnóstico de solo aumenta produtividade de cooperado da Cocari

O serviço permite que o produtor rural alcance maiores produtividade e rendimento

O serviço de Diagnóstico Inicial do Solo, do setor de Inovação Agrícola da Cocari, permite aos cooperados conhecerem o nível de fertilidade do solo de suas propriedades, bem como as possíveis deficiências nutricionais, facilitando a tomada de decisão para que o produtor rural alcance maior produtividade e, consequentemente, rendimento máximo.

José Flávio Bernal Gomes é cooperado em Faxinal. Ele conta que, em 2020, solicitou ao Departamento Técnico da Cocari (Detec) o Diagnóstico Inicial de Solo e viu a produtividade e a rentabilidade de sua lavoura crescerem. “Temos feito um excelente trabalho com o Detec da Cocari, com o Diagnóstico Inicial de Solo. Eu colhia 130, 140 sacas por hectare, não passava disso. E, depois do diagnóstico, cheguei a colher 184 sacas, em média. Depois que comecei a fazer a diagnóstico, só tive vantagens, a rentabilidade só aumentou”, destaca.

O cooperado comenta sobre o apoio do Detec. “A engenheira agrônoma que atende a minha propriedade tem me dado uma assistência muito boa e a Cocari tem colaborado com os produtores, porque a gente planta, mas precisa de alguém que conheça, que oriente o que fazer e como fazer”, aponta.

 

Como funciona

Com o serviço de Diagnóstico Inicial do Solo, a área estudada é dividida em grids de três hectares, para que posteriormente seja realizada a amostragem georreferenciada de solo em uma profundidade de 0 a 20 centímetros ou de 20 a 40 centímetros, utilizando um quadriciclo equipado com receptor de navegação por satélite.

As amostras são encaminhadas ao laboratório, gerando um laudo de análise de solo. Com essas informações, o setor de Inovação Agrícola confecciona o book de Agricultura de Precisão, contendo um total de 26 mapas, entre pontos de coleta de solo, de atributos físicos, de fertilidade e de prescrição de corretivos e fertilizantes, personalizada para a área analisada.

Mesmo em anos com maiores dificuldades, conseguimos boas colheitas. Por isso, só tenho a agradecer à Cocari e ao Detec pela disponibilidade e pelo apoio. Recomendo a todos os produtores que façam o Diagnóstico Inicial de Solo. Vocês não vão se arrepender”, garante José Flávio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Sicoob e cooperativas doam 100 kits de higiene para Ouvidoria da Mulher

Objetivo é ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica O Instituto Sicoob realizou a doação de 100 kits de higiene feminino, além de roupas e calçados, para a Ouvidoria da Mulher, da Câmara Municipal de Goiânia. Com o apoio do Sicoob Credseguro e Sicoob Centro-Oeste, o material foi entregue na última segunda-feira (28). “Ficamos comovidas com o trabalho realizado e resolvemos contribuir. Agora podemos caminhar juntos com o auxílio das cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni”, ressaltou Sara Molina, representante do Instituto Sicoob. A Ouvidoria acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica. Há 4 anos esse trabalho é realizado de forma ampla com assistência social e jurídica, acesso a remédios, itens de higiene, cadastro em programas sociais, encaminhamento à delegacia e muito mais, com todo suporte possível às mulheres que não tem acesso a advogados e/ou descon...

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Cooperativas unem forças e trazem nanofertilizantes inéditos a Goiás

Tecnologia desenvolvida pela maior cooperativa da Índia foi apresentada durante a Agrotecnoleite 2025 e promete ganhos de produtividade de até 15%. Uma nova tecnologia de fertilização de plantas, baseada em nanofertilizantes, foi oficialmente lançada em Morrinhos (GO) na última quarta-feira (7/5). O anúncio ocorreu durante a Agrotecnoleite Complem 2025, resultado de uma parceria estratégica entre as cooperativas goianas Central Rede de Abastecimento e Complem, com apoio do Sistema OCB/GO. A inovação, desenvolvida e patenteada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) — a maior cooperativa da Índia — chega ao Brasil por meio da empresa Nanofert, representante oficial da IFFCO no país. A empresa já prepara a instalação de uma fábrica em Curitiba (PR), visando ampliar o acesso à tecnologia. A articulação para trazer a novidade ao mercado brasileiro teve início em fevereiro, durante missão comercial à Índia promovida pelo governo de Goiás. Na ocasião, representantes do cooperati...