Com a nova exigência prevista na NR-1, líderes empresariais devem estar preparados para lidar com riscos psicossociais. Antecipando-se a essa mudança, a Uniodonto Goiânia já adota práticas de acolhimento e formação emocional.
Equipe realiza treinamento em Primeiros Socorros Emocionais. Crédito: Divulgação
A partir de maio, promover saúde mental no ambiente corporativo deixa de ser apenas uma boa prática e se torna uma obrigação legal para todas as empresas no Brasil, incluindo cooperativas. Os chamados Primeiros Socorros Emocionais passam a integrar as ações exigidas pela atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego, que agora determina a avaliação de riscos psicossociais. Situações como estresse, assédio e sobrecarga emocional devem ser prevenidas pelas organizações.
A nova diretriz requer mudanças na atuação das lideranças, que precisarão desenvolver inteligência emocional e criar um ambiente de confiança e segurança. Por isso, investir em capacitação tornou-se fundamental para que líderes estejam aptos a lidar com as crescentes demandas emocionais do ambiente de trabalho.
Na Uniodonto Goiânia, esse cuidado já é realidade. A cooperativa de cirurgiões-dentistas investe há tempos em ações voltadas ao acolhimento emocional, e agora amplia seus esforços para aprimorar o clima organizacional e a qualidade do atendimento aos beneficiários.
Primeiros Socorros Emocionais
Como parte de seu compromisso com a saúde mental dos colaboradores, a Uniodonto Goiânia lançou, no fim de abril, o curso de Primeiros Socorros Emocionais. Realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a formação é destinada aos líderes de todos os setores, além da equipe de Gestão de Pessoas. Ao todo, serão cinco encontros com três horas de duração cada; o primeiro ocorreu no dia 25 de abril.
Durante o curso, uma psicóloga especializada capacita os participantes para agir, de forma pontual e não invasiva, em situações emergenciais como ataques de pânico, comportamento suicida, surtos psicóticos, violência doméstica, entre outros. “O nosso objetivo é fortalecer o olhar humano, promover uma cultura organizacional que valorize o bem-estar emocional e um ambiente inclusivo, produtivo e positivo”, destaca o presidente da Uniodonto Goiânia, Fábio Prudente.
O vice-presidente e diretor administrativo da cooperativa, Fernando Georgeo, reforça a importância da iniciativa. Para ele, esse é o início de uma nova jornada, marcada pela coragem e pelo cuidado diferenciado, que se soma a ações já realizadas, como campanhas sobre saúde mental, práticas de escuta ativa e projetos como hortas e ações sociais. “A formação técnica para os primeiros socorros é importante para colaborar com quem precisa de ajuda em momentos difíceis, um trabalho que reforça que a nossa vocação é o cuidado”, destaca.
Comentários
Postar um comentário