Pular para o conteúdo principal

Sistema OCB/GO leva cultura cooperativista a alunos do SESI

Convênio com o Serviço Social da Indústria em Goiás possibilitará o ensino dos ideais cooperativistas e a formação de professores por meio de cursos, atividades e jogos educativos


O Sistema OCB/GO deu início a um projeto que levará a cultura cooperativa a alunos matriculados nas escolas do Serviço Social da Indústria em Goiás (Sesi/GO). A parceria vai possibilitar o ensino do cooperativismo e empreendedorismo a estudantes de 6 a 9 anos matriculados em unidades do Sesi. As atividades pedagógicas serão realizadas, incialmente, por 13 professores já capacitados pelo sistema cooperativista, que multiplicarão os ensinamentos na rede.

“Esse projeto é uma forma de materializar o que tanto queríamos, mas não sabíamos como fazer: levar o cooperativismo e o empreendedorismo para as escolas”, disse Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO. Certo de que as cooperativas serão apresentadas como uma opção de empreendimento diferenciado e com bons resultados, o presidente entende que os pequenos vão compreender e absorver, como princípio e prática, a ideia de que “cooperar é melhor do que competir”. “E isso, a longo prazo, pode gerar a uma grande transformação econômica e social”, destaca Luís Alberto.

O presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), André Rocha, também destacou a importância da iniciativa. “Ensinar esses conceitos, além de ser uma ação cívica, é pensar no futuro e prezar diferenciais para nossos alunos.”

Para que o projeto aconteça, o Sistema OCB/GO firmou um convênio com o Sesi/GO, na sede da Fieg, na tarde desta segunda-feira (28/04). O documento foi assinado durante a 25ª reunião de Diretoria Plena e Executiva, Presidentes de Sindicatos e Executivos e Conselhos Temáticos.

Os estudantes terão contato com o Projeto SementesCoop, voltado para o ensino do cooperativismo, e o suporte da plataforma Jogar + Aprender, idealizada pelo Sistema OCB Nacional. A ferramenta disponibiliza uma série de produtos educativos, como jogos e cursos, sobre temas diversos.

Além disso, serão oferecidos cursos de capacitação a mais educadores, com acesso gratuito a material didático especializado, e o suporte da plataforma “Jogar + Aprender”, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.


Expansão

No SementesCoop, as crianças assistem a uma série de vídeos com linguagem adaptada à faixa etária e que apresentam os conceitos básicos do cooperativismo. Os alunos também respondem a um quis e recebem certificados.

Já a plataforma Jogar + Aprender tem atividades, vídeos e jogos sobre temas como empreendedorismo, cooperativismo, educação socioemocional e inclusão. Essa capacitação moderna e gamificada será introduzida inicialmente em cinco escolas do Sesi em Goiás, nas cidades de Goiânia, Rio Verde, Rio Quente, Mineiros e Luziânia.

Entretanto, segundo a gerente de educação básica do Sesi, professora Márcia Farinella, todas as unidades de Goiás participarão do projeto, a partir de 2026. O objetivo, a longo prazo, é levar essa formação também para a rede pública de ensino.

O superintendente do Sesi/GO e diretor regional do Senai/GO, Paulo Vargas, destacou ainda que as escolas vão “associar a experiência do Sesi na educação, com a expertise da OCB/GO no cooperativismo.” 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Sicoob e cooperativas doam 100 kits de higiene para Ouvidoria da Mulher

Objetivo é ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica O Instituto Sicoob realizou a doação de 100 kits de higiene feminino, além de roupas e calçados, para a Ouvidoria da Mulher, da Câmara Municipal de Goiânia. Com o apoio do Sicoob Credseguro e Sicoob Centro-Oeste, o material foi entregue na última segunda-feira (28). “Ficamos comovidas com o trabalho realizado e resolvemos contribuir. Agora podemos caminhar juntos com o auxílio das cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni”, ressaltou Sara Molina, representante do Instituto Sicoob. A Ouvidoria acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica. Há 4 anos esse trabalho é realizado de forma ampla com assistência social e jurídica, acesso a remédios, itens de higiene, cadastro em programas sociais, encaminhamento à delegacia e muito mais, com todo suporte possível às mulheres que não tem acesso a advogados e/ou descon...

Sistema OCB/GO promove protagonismo feminino no 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Evento reuniu 130 mulheres para debater inovação e o papel da mulher no coop O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.   Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.   O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bas...

Cooperativas unem forças e trazem nanofertilizantes inéditos a Goiás

Tecnologia desenvolvida pela maior cooperativa da Índia foi apresentada durante a Agrotecnoleite 2025 e promete ganhos de produtividade de até 15%. Uma nova tecnologia de fertilização de plantas, baseada em nanofertilizantes, foi oficialmente lançada em Morrinhos (GO) na última quarta-feira (7/5). O anúncio ocorreu durante a Agrotecnoleite Complem 2025, resultado de uma parceria estratégica entre as cooperativas goianas Central Rede de Abastecimento e Complem, com apoio do Sistema OCB/GO. A inovação, desenvolvida e patenteada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) — a maior cooperativa da Índia — chega ao Brasil por meio da empresa Nanofert, representante oficial da IFFCO no país. A empresa já prepara a instalação de uma fábrica em Curitiba (PR), visando ampliar o acesso à tecnologia. A articulação para trazer a novidade ao mercado brasileiro teve início em fevereiro, durante missão comercial à Índia promovida pelo governo de Goiás. Na ocasião, representantes do cooperati...