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Unimed Federação Centro Brasileira promove palestra sobre comunicação não violenta para colaboradores

Com abordagem prática e interativa, jornalista Luiz Augusto Araújo destacou técnicas para melhorar a escuta e tornar o diálogo mais claro, empático e eficaz no ambiente corporativo.


A comunicação eficaz pode transformar relações, prevenir conflitos e fortalecer conexões. Essa foi a principal mensagem da palestra sobre comunicação não violenta promovida pela Unimed Federação Centro Brasileira, com apoio do Sescoop/GO, na manhã do dia 27 de maio, para os seus colaboradores.

O encontro foi conduzido pelo jornalista e escritor Luiz Augusto Araújo, que apresentou técnicas práticas de comunicação mais assertiva e empática. De forma interativa, ele destacou que muitas falhas institucionais têm origem em ruídos na forma de se comunicar. “Segundo Peter Drucker, 60% dos problemas de uma instituição surgem de falhas na comunicação”, citou.

Um dos pontos centrais abordados foi a importância da escuta ativa. “Ao invés de ouvir, as pessoas ficam formulando respostas. Já quando eu ouço com atenção, consigo compreender o que a outra pessoa quer dizer e interpretar a mensagem. Praticamos muito a oratória, mas precisamos praticar a ‘escutatória’”, afirmou o jornalista, autor dos livros Comunicando com Estratégia e Comunicação na Dose Certa.

Durante a palestra, Araújo ressaltou que ser assertivo não significa ser agressivo. “Você deve mostrar o que quer, mas com técnicas que conseguem suavizar e gerar clareza, de forma menos agressiva”, explicou. Ele também destacou que, para uma comunicação eficiente no ambiente corporativo, é essencial considerar a relevância da mensagem, o canal utilizado e o momento em que ela é transmitida.

O jornalista compartilhou os pilares da comunicação não violenta:

  • Evitar julgamentos;

  • Estar atento aos próprios sentimentos e aos do outro;

  • Compreender a necessidade da interação;

  • Fazer uma solicitação clara.

Esses pilares se traduzem em quatro etapas: observação, sentimento, necessidade e pedido — que, segundo ele, exigem prática contínua. “Busque a evolução contínua, trabalhar para aprimorar a capacidade de comunicação é essencial para melhorar cada vez mais os resultados”, incentivou.



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